noticias Seja bem vindo ao nosso site FUMACA SUL!

Economia

Região Sul gera mais de dois mil empregos em fevereiro

Municípios que mais se destacaram na Amrec e Amesc foram Criciúma, Içara, Orleans, Forquilhinha e Nova Veneza

Publicada em 01/04/25 às 13:15h - 6 visualizações

FUMACA SUL


Compartilhe
Compartilhar a noticia Região Sul gera mais de dois mil empregos em fevereiro  Compartilhar a noticia Região Sul gera mais de dois mil empregos em fevereiro  Compartilhar a noticia Região Sul gera mais de dois mil empregos em fevereiro

Link da Notícia:

Região Sul gera mais de dois mil empregos em fevereiro
 (Foto: FUMACA SUL)

A Região Carbonífera e o Extremo Sul do estado registraram um crescimento no mercado de trabalho em fevereiro, com a criação de 2.095 novos postos de trabalho. Os dados foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), refletindo uma movimentação positiva no mercado de trabalho local.

Na região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), os municípios que mais se destacaram na criação de vagas foram Criciúma, com 760 novos postos de trabalho, seguido por Içara (211), Orleans (127), Forquilhinha (120) e Nova Veneza (111).
Já na região da Associação dos Municípios da Região de Araranguá (Amesc), Araranguá liderou a criação de empregos com 440 novas vagas, enquanto Sombrio gerou 45 postos de trabalho. Apesar de apresentar um número menor em comparação com a Amrec, a região do Extremo Sul também demonstrou um desempenho positivo.

Saldo negativo

Apesar dos resultados positivos, algumas cidades apresentaram saldo negativo no mês de fevereiro. Balneário Rincão registrou a perda de 65 empregos, seguido por Ermo (-22), Jacinto Machado (-11), Treviso (-10) e Passo de Torres (-9).

“O mercado de trabalho formal na Amrec, Amesc e Amurel (Mesorregião) registrou um desempenho positivo em fevereiro, superando os resultados observados no mesmo mês de anos anteriores. O avanço foi impulsionado, sobretudo, pelos setores da indústria e de serviços. Esses setores já vinham em trajetória de crescimento, além do impacto sazonal característico do início do ano, período em que a demanda por produção industrial tende a se intensificar”, aponta o economista da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Leonardo Alonso Rodrigues.

“Na indústria, que no total gerou 3.038 postos de trabalho na Mesorregião, destacaram-se a fabricação de artigos do vestuário e acessórios, responsável por 565 novas vagas, e o processamento de fumo, com 440 contratações. Já o setor de serviços, que criou 3.204 empregos no período, teve como principal destaque as atividades de apoio à gestão da saúde”, detalha o economista da Acic, Alison Fiuza.

Resultado positivo em Santa Catarina

Em fevereiro, Santa Catarina registrou um saldo de 30 mil novos postos de trabalho com carteira assinada, resultado de 180 mil admissões e 149,9 mil desligamentos no mês.
O resultado é positivo também para o primeiro bimestre do ano, período em que o estado soma 53,4 mil novas vagas formais. Já nos últimos 12 meses, o saldo registrado em Santa Catarina é de 107,2 mil empregos. O estoque, ou seja, a quantidade total de pessoas formalizadas trabalhando no estado, chegou a 2,62 milhões de pessoas.

Em fevereiro, Santa Catarina apresentou desempenho positivo em todos os cinco grandes grupamentos de atividades econômicas. O destaque foi o setor de Serviços, que terminou o mês com um saldo de 13.718 vagas. Na sequência aparecem a Indústria (8.318), a Construção (3.320), o Comércio (2.859) e a Agropecuária (1.882).

No estado, as novas vagas com carteira assinada foram ocupados, em sua maioria, por pessoas do sexo feminino (15.155). Pessoas com ensino médio completo foram as principais atendidas (16.040) com as vagas em Santa Catarina. Jovens entre 18 e 24 anos são o grupo com maior saldo de vagas no estado: 10.548.

Brasil

O Brasil fechou o mês de fevereiro com saldo positivo de 431.995 empregos com carteira assinada. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, esse é o maior saldo mensal registrado na nova série histórica do Caged, que começou em 2020.

O resultado de fevereiro decorreu de 2.579.192 admissões e de 2.147.197 desligamentos. No acumulado do ano, o saldo foi positivo em 576.081 empregos. Já nos últimos 12 meses, foi registrado saldo de 1.782.761 empregos.

Em relação ao estoque, a quantidade total de vínculos celetistas ativos, o país registrou, em fevereiro, um saldo de 47.780.769 vínculos, o que representa uma variação de +0,91% em relação ao estoque do mês anterior.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (48) 99694 6499

Visitas: 466757
Usuários Online: 33
Copyright (c) 2025 - FUMACA SUL
Converse conosco pelo Whatsapp!