O Setor de Identidade e a Junta Militar de Morro da Fumaça, serviços controlados pelo mesmo profissional, estarão fechados nesta semana (27/02 a 03/03) devido ao afastamento do responsável por motivos médicos. Na próxima semana, segunda-feira (6) e terça-feira (7), o departamento estará em período de testes internos, sendo assim, o funcionamento ao público será restrito à retirada de documentos e esclarecimentos de dúvidas.
A partir de quarta-feira (8), o local começará a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional. “Como o novo documento não vai invalidar o antigo, a população não precisará ter pressa para a troca da documentação. A data de validade continuará a mesma, então as pessoas podem fazer a mudança conforme for necessário”, explica o coordenador do Setor de Identidade, Rangel de Fáveri Serafin.
Novidades
Segundo Serafin, a mudança na nova Carteira de Identidade será principalmente visual, já que a maioria das funcionalidades já constam no atual documento, porém a principal novidade será a disponibilização da versão digital, com acesso através do aplicativo Gov.br. “A nova documentação terá um QR Code, que permitirá a utilização virtual, tendo a mesma legitimidade do documento físico, assim como já funciona com a CNH, que é emitida pelo Detran”, esclarece.
O novo documento vai eliminar o antigo número do Registro Geral (RG) e utilizar a numeração do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como única. “A nova Identidade vai implantar de vez essa alteração, o que dará mais segurança ao sistema de identificação civil no Brasil. Até então, cada estado possuía sistemas independentes, então um mesmo cidadão poderia emitir um documento com numeração diferente em cada estado”, relata o coordenador.
O Setor de Identidade e a Junta Militar de Morro da Fumaça ficam localizados na Sede Administrativa II da Prefeitura Municipal, que fica situado no Centro Comercial San Valentin, na Avenida Inocente Pagnan, Centro. O horário de atendimento do local é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone e WhatsApp (48) 3434-5320.
Para fazer a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional é preciso levar a certidão de nascimento ou casamento original, comprovante de residência, foto 3x4 e, se quiser incluir a numeração de algum outro documento, levar o original. A primeira emissão do novo documento será gratuita. Outras informações relacionadas a nova documentação podem ser conferidas no Decreto nº 10977/2022.