Reafirmando o compromisso de contribuir cada vez mais para a melhoria da qualidade de vida dos fumacenses, a Fundação Municipal de Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf) celebra neste Junho Verde mais um avanço. Agora a instituição é oficialmente um órgão signatário do Movimento Nacional ODS em Santa Catarina.
O Movimento integra diversos setores da sociedade que tem como missão agir e contribuir para o alcance das metas estabelecidas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). O pacto global consiste em uma agenda a ser desempenhada até 2030 voltada ao bem-estar coletivo e à sustentabilidade, que estabelece um plano de ação para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos.
“Estamos muito felizes com essa conquista, ela só reforça o nosso compromisso com o Meio Ambiente e nos impulsiona a aumentar as ações objetivando o atendimento da Agenda 2030, estabelecidos nos ODS. Vamos somar forças e integrar uma ampla rede que trabalha para em prol da implantação de medidas locais buscando reflexos globais, já que nada se realiza globalmente sem o comprometimento individual e coletivo”, pontua a engenheira ambiental e diretora da Fumaf, Silvia Sartor Roseng.
Somente em 2023, nas 14 edições do Fumaf nos Bairros realizadas, juntamente com outras ações, pontos de entrega voluntários, e aumento da Coleta Seletiva, a Fundação realizou a destinação correta de mais de 13 mil lâmpadas fluorescentes, de mais de 110 toneladas de resíduos foram encaminhadas para a reciclagem, distribuiu mais de 450 mudas de árvores, e viabilizou a castração de 610 animais.
Texto: Daiana Carvalho
Foto: Ilustração