Levantar cedo num sábado ou num domingo pra ficar caminhando? Pra que jogar dinheiro fora? Quer o cartão do meu psiquiatra? Não vou deixar o conforto para me cansar. Estes são comentários já ouvidos pela maioria dos membros do Grupo Sintonia com a Natureza, de Criciúma, e do Grupo Movimento, de Siderópolis. Eles não se conectam com esses pensamentos e por isso, trilharam pelo litoral catarinense neste fim de semana. O primeiro fez a trilha do Casqueiro, em Garopaba. O segundo conheceu o Dólmen da Oração, em Florianópolis.
A responsável pelo Grupo Movimento, Josiane Carla Ronsoni comentou que as pessoas só vão entender o prazer que as trilhas proporcionam se passarem pela experiência, enquanto acrescentam em suas vidas novas amizades, mais saúde e amenizam as dores psicológicas. “Porém, a maioria acha o máximo toda essa energia, pelas as fotos comentam que percebem os lugares surreais. Perguntam se é fácil ou difícil. Demonstram interesse em ir algum dia. Eu falo das experiências que recarregam as energias e nos conectar com a natureza e o universo”, comentou Pedra De Bem.
A Folha de São Paulo publicou uma matéria que examinou 196 estudos que provaram que uma caminhada diária de 11 minutos em ritmo acelerado reduziu significativamente os casos de problemas cardíacos e de muitos tipos de câncer. O motorista Luciano Damazio, que acompanhou um dos grupos, trabalha com transporte escolar durante a semana. “Depois que eu chego em casa, caminho cinco quilômetro. Em seis meses, eu emagreci quinze quilos e melhorou até minha respiração. Vou continuar porque preciso emagrecer mais um pouco e isso me faz bem”, enfatizou.
O Grupo Movimento costuma realizar um passeio por mês, é aberto e interessados podem entrar em contato pelo Instagram (@gpmovimento).