Nesta segunda-feira (27) o Brasil começa a vacinar a população com a vacina bivalente contra a covid-19.
No primeiro momento, a vacinação vai atender os grupos com maior possibilidade de ter agravantes da doença, como idosos, imunocomprometidos, gestantes, além de populações mais vulneráveis, como indígenas e quilombolas. Caberá a cada município organizar o cronograma de vacinação.
O diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha, explicou detalhes de como essa vacina funciona. Segundo Cunha, o imunizante bivalente é a melhor resposta para combater as variantes covid-19 que circulam no país e no mundo. Para tomá-la, no entanto, é necessário já ter as duas primeiras doses da vacina monovalente.
Em Morro da Fumaça a vacinação ocorre em todas as salas de vacinação e segue o calendário:
27/02 - Fase 1
Pessoas com 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência abrigados e trabalhadores; pacientes imunocomprometidos; povos indígenas e quilombolas.
06/03 - Fase 2
Pessoas de 60 a 69 anos de idade.
20/03 - Fase 3
Gestantes e puérperas
17/04 - Fase 4
Trabalhadores da saúde.
17/04 - Fase 5
Pessoas com deficiência permanente.
As pessoas não vacinadas ou que receberam apenas uma dose da vacina, devem iniciar ou completar o esquema primário com duas doses de vacina monovalente.
Após completar o esquema primário, a dose de reforço bivalente Pfizer poderá ser administrada com intervalo de 4 meses da última dose do esquema primário.